Seminário de Investigação I

Objetivos

O Seminário de Investigação tem quatro objetivos principais:

1. Apresentar as principais linhas de investigação da NOVA-IMS e do MagIC (centro de investigação da NOVA-IMS), de forma a proporcionar aos estudantes um enquadramento adequado para definirem o seu próprio trabalho de investigação, dentro das competências nucleares da escola, e escolherem com quem irão trabalhar;

2. Familiarizar os estudantes com o processo de investigação, com ênfase na definição do problema e na revisão inicial da literatura, bem como com os principais paradigmas de investigação na área da gestão de informação (ciência comportamental e ciência da conceção);

3. Desenvolver competências de comunicação, tanto escrita como oral, que são centrais para qualquer investigador;

4. Apoiar o estudante no desenvolvimento de uma proposta de investigação coerente, inovadora e sólida. Ao longo do semestre, o estudante deverá definir de forma rigorosa e clara a sua área de investigação, enquanto desenvolve uma revisão preliminar da literatura. Com base nesta revisão e no seu conhecimento prévio sobre o tema, o estudante deverá ser capaz de redigir a proposta de investigação.

Caracterização geral

Código

300003

Créditos

A disponibilizar brevemente

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 210

Idioma de ensino

EN

Pré-requisitos

Ser estudante de doutoramento

Bibliografia

Langley, P. (2000, June). Crafting papers on machine learning. In ICML (pp. 1207-1216).
Martha Davies (1997), Scientific Papers and Presentations, Academic Press.
Venkatesh, V. (2011). Road to success: A guide for doctoral students and junior faculty members in the
behavioral and social sciences. Dog Ear Publishing.
Webster, J., and Watson, R. T. (2002). Analyzing the Past to Prepare for the Future: Writing a Literature
Review, MIS Quarterly (26:2), pp. xiii-xxiii

Método de ensino

O curso baseia-se numa série de seminários realizados por investigadores do Instituto de Estatística e Gestão de Informação e de instituições parceiras, que proporcionam aos estudantes uma visão abrangente da investigação

Método de avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes elementos:

One pager (uma página A4 com a descrição do projeto) e a respetiva apresentação (10% da nota final);
Apresentação do artigo científico mais relevante (10%);
Apresentação da proposta de investigação (20% da nota final);
Proposta de investigação escrita (50% da nota final);
Participação e discussão (10%).

Ao concluir o Seminário de Investigação I, a proposta de investigação deverá incluir:

Uma definição do problema clara, envolvente e informada, com base na revisão da literatura sobre o tema de investigação;
Sugestões fundamentadas sobre as ferramentas metodológicas a utilizar;
Objetivos de investigação claramente definidos.

Critérios de avaliação da proposta:
A. Qualidade da revisão da literatura (20%);
B. Potencial inovador e viabilidade (metodologia proposta) da proposta (20%);
C. Relevância científica da proposta (20%);
D. Qualidade da definição do problema (20%);
E. Qualidade global do documento (organização, clareza da escrita e compreensibilidade) (20%).

Cada critério será classificado com uma das seguintes pontuações:
3 (excelente), 2 (bom), 1 (suficiente) e 0 (insuficiente).

A nota final da proposta será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final = A + B + C + D + E + 5

A qualidade da revisão da literatura (Critério A) terá em conta a sua abrangência, mas também a forma como contribui para motivar a proposta de investigação. Assim, não se trata apenas de apresentar o que já foi feito na área, mas de demonstrar como a investigação existente conduz às ideias apresentadas e as fundamenta.

O Critério C avalia o potencial impacto científico do trabalho proposto, com ênfase na capacidade de gerar novas publicações científicas.

Conteúdo

O Seminário de Investigação I começa com a apresentação das principais linhas de investigação da NOVA IMS, permitindo aos estudantes uma visão abrangente do trabalho desenvolvido na instituição. O objetivo é apoiar a escolha do tema e do orientador da tese. Cada docente fará uma apresentação de cerca de 30 minutos sobre os projetos atuais e futuros. A segunda parte do seminário introduz metodologias quantitativas essenciais em investigação em gestão de informação, incluindo formulação de problemas, recolha de dados, desenho experimental e construção de modelos. O foco está no processo de investigação e na articulação entre teoria, dados e métodos estatísticos. Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de traduzir ideias em proposições testáveis, através da análise de artigos científicos, manipulação de dados e discussão de projetos de colegas. No final, deverão sentir-se mais confiantes na aplicação crítica de técnicas estatísticas à investigação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: